terça-feira, 31 de julho de 2012

8 mortos em explosão igreja da Nigéria, confrontos


8 mortos em explosão igreja da Nigéria, confrontos



Jos, Nigéria (CNN) - Três pessoas morreram em confrontos de domingo com a polícia em Jos, na Nigéria, horas após um carro-bomba matou cinco pessoas durante os cultos em uma igreja nas proximidades.

Multidões em fúria empunhando clubes improvisados ​​lutaram com a polícia depois de afugentar as forças de segurança da igreja destruída. Um homem arrastado parte de um cadáver carbonizado pela rua.

Os confrontos eclodiram após testemunhas disseram que um carro-bomba dirigiu para várias igrejas na área antes de arar no Chosen Cristo Igreja de Deus. O ataque feriu pelo menos 48 pessoas, disseram fontes hospitalares.

Paroquianos machucados e sangrando emergiu dos escombros após a explosão, que deixou vigas de madeira estilhaçada e Twisted Metal, onde a igreja estava uma vez. Parecia haver um grande número de vítimas, incluindo crianças.

Os jovens configurar bloqueios após a explosão, questionando como o bombista suicida fez ele checkpoints de segurança do governo passado e para a área.

Cerca de 230 quilômetros de distância, um grupo de homens armados invadiram uma igreja no norte da Nigéria domingo e abriu fogo, de acordo com Mark Lipdo, um ativista cristão e coordenador de programas da Fundação Stefanos.

Lipdo, que acompanha a violência igreja na Nigéria, disse uma testemunha disse que homens armados balearam toda a Igreja da capela Irmãos em Biu, na Nigéria. Várias pessoas ficaram feridas, Lipdo disse. Não estava claro se havia vítimas mortais, ou se os dois incidentes estavam relacionados.

Os ataques vêm uma semana após dois atentados da igreja no norte da Nigéria mataram pelo menos 15 pessoas e feriu 38 outros.

Em março, um carro-bomba fora de uma igreja católica em Jos mataram seis pessoas, segundo autoridades.

O presidente nigeriano Goodluck Jonathan, declarou estado de emergência em vários estados do norte, em dezembro após uma série de ataques do dia de Natal em igrejas.

Não ficou claro quem estava por trás atentado de domingo.

O militante islâmico grupo Boko Haram tem realizado ataques anteriores na Nigéria, incluindo nas igrejas do país.

fonte: CNN edição INTERNACIONAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
- Usuários anônimos, favor identificar-se.